México e Israel estão entre os dez primeiros colocados
O Brasil avançou pelo segundo ano consecutivo no ranking da felicidade do WHR (World Happiness Report), iniciativa da ONU que avalia cerca de 150 nações. Atualmente, o país aparece em 36º lugar, o que representa um salto de oito posições em relação ao ano passado.
A análise considera o triênio anterior —no caso deste ano, o período de 2022 a 2024. Em relação ao ano passado, o Brasil passou à frente de outros países latino-americanos, incluindo Chile (45º lugar) e El Salvador (37ª posição), e também europeus, como Espanha (38º) e Itália (40º).
Há dois anos o Brasil aparecia em 49º lugar, a pior posição já registrada. Em 2024, subiu para o 44º lugar. Neste ano, o avanço foi mais expressivo. O melhor desempenho ocorreu em 2014, quando o país apareceu em 16º.
O relatório baseia-se na avaliação que as pessoas fazem da própria felicidade e em dados econômicos e sociais. O documento leva em conta seis fatores-chave: apoio social, renda, saúde, liberdade, generosidade e ausência de corrupção.
A Finlândia é o país mais feliz do mundo pela oitava vez consecutiva. O Afeganistão, que enfrenta uma crise humanitária desde o retorno do Talibã em 2021, continua no último lugar da lista.
Ranking de felicidade da ONU; confira os países do top 10
- 1. Finlândia
 - 2. Dinamarca
 - 3. Islândia
 - 4. Suécia
 - 5. Holanda
 - 6. Costa Rica
 - 7. Noruega
 - 8. Israel
 - 9. Luxemburgo
 - 10. México
 
				
								





