Raphaël Graven, conhecido como Jean Pormanove, morreu durante live em que sofreu agressões; caso é investigado pelo Ministério Público francês
A plataforma de streaming Kick anunciou nesta quarta-feira (20) que suspendeu permanentemente os perfis de criadores de conteúdo envolvidos na morte do influenciador francês Raphaël Graven, também chamado de “Jean Pormanove” ou “JP”. O influenciador faleceu na última segunda-feira (18), durante uma transmissão ao vivo marcada por atos de violência e humilhações praticadas por parceiros de conteúdo identificados como “Narutovie” e “Safine”.
“Estamos profundamente tristes com o falecimento de Jean Pormanove e enviamos nossas mais sinceras condolências à sua família, amigos e comunidade”, declarou a empresa em nota publicada no X (antigo Twitter).
Na transmissão, Graven aparece inconsciente embaixo de um edredom, deitado em uma cama. Em seguida, é possível ver dois homens no quarto, e em determinado momento um deles arremessa uma pequena garrafa de plástico em sua direção. Segundo relatos de espectadores, as imagens podem ter registrado o instante imediatamente anterior à morte ou à descoberta do falecimento do influenciador.
O caso está sendo investigado pelo Ministério Público de Nice, no sul da França, que informou apurar suspeitas de “violência coletiva intencional contra pessoas vulneráveis” e a difusão das cenas na internet.
A tragédia levanta discussões sobre a responsabilidade das plataformas de transmissão ao vivo diante de situações de violência exibidas em tempo real e sobre os limites da moderação em conteúdos que envolvem riscos à vida.