Aos 16 anos, Eder Smic Valencia se preparava para se apresentar ao New York Red Bulls; jovem era destaque da base e integraria a seleção sub-17 da Colômbia
O futebol colombiano está de luto com a morte precoce do atacante Eder Smic Valencia, de apenas 16 anos. Considerado uma das maiores promessas de sua geração, o jovem sofreu um acidente de carro no último domingo (7), em Guachené, região próxima a Cali, durante o período de férias.
Valencia estava prestes a viajar para os Estados Unidos para assinar contrato com o New York Red Bulls, equipe pela qual já havia posado com a camisa em registros recentes. Ele atuava pela Academia Alemana Popayán (AAFP), instituição que confirmou a morte por meio de nota de pesar, prestando solidariedade à família e ressaltando que sua memória será eternizada no clube.
O atacante havia chamado atenção no início do ano, quando brilhou na Copa Bulls Sub-16 defendendo a AAFP. Seu desempenho o credenciava a um futuro promissor, tanto no cenário internacional quanto no futebol de seleções.
De acordo com informações locais, Eder também estava cotado para representar a seleção colombiana sub-17 no Campeonato Sul-Americano da categoria, previsto para 2026.
A tragédia interrompe a trajetória de um jogador que, apesar da pouca idade, já era apontado como um dos nomes mais talentosos em ascensão no futebol da Colômbia.