Turismo em Goiás volta a crescer após três meses de queda

Setor registra alta de 0,7% em agosto e acumula crescimento de 3,1% em 2025, segundo o IBGE

Após três meses consecutivos de retração, o turismo em Goiás voltou a apresentar resultados positivos. Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (14) pelo IBGE, mostram que o volume de atividades turísticas no estado cresceu 0,7% em agosto, já com ajuste sazonal. O avanço interrompe a sequência negativa registrada em maio (-4,5%), junho (-0,4%) e julho (-2,6%), sinalizando uma leve recuperação do setor.

Mesmo com o crescimento, na comparação com agosto do ano passado o volume ainda é 2,8% menor. No acumulado de 2025, o setor turístico goiano registra alta de 3,1%, e, nos últimos 12 meses, a expansão chega a 5,3%.

No cenário nacional, o turismo também mostrou melhora: o volume de atividades cresceu 0,8% em agosto, após três meses de queda que somaram perda de 2,1%. O setor brasileiro agora está 11,5% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020), embora ainda 2% abaixo do recorde histórico de dezembro de 2024.

Entre as 17 unidades da federação analisadas pelo IBGE, 11 apresentaram avanço. Os maiores crescimentos foram registrados no Amazonas (6,9%), Rio de Janeiro (2,5%) e Bahia (1,7%). Goiás ficou próximo da média nacional.

A PMS é a principal pesquisa do IBGE voltada ao setor de serviços e analisa o desempenho de empresas formais com 20 ou mais funcionários. Entre as atividades avaliadas estão transporte, tecnologia, comunicação e turismo — este último abrangendo hospedagem, alimentação e agências de viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *