Mais de 5 mil detentos estão inscritos no Enem em Goiás

Número de participantes cresceu 75% em um ano e consolida o estado como referência nacional em educação prisional

Em Goiás, 5.574 pessoas privadas de liberdade estão inscritas para o Exame Nacional do Ensino Médio voltado ao público carcerário (Enem PPL) em 2025. O número representa um aumento de 75% em relação ao ano passado, quando 3.184 reeducandos participaram da avaliação. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (29) pela Polícia Penal de Goiás.

As inscrições foram realizadas em 78 unidades prisionais do estado, consolidando Goiás como referência nacional na promoção da educação dentro do sistema penal. Desde 2019, o número de participantes do Enem PPL em Goiás cresceu 1.085%, resultado de uma política educacional contínua e estruturada.

Josimar Pires, diretor-geral da Polícia Penal de Goiás, destacou o impacto positivo da iniciativa. “Esse aumento exponencial reflete o forte compromisso da instituição com o ensino dos privados de liberdade. A educação, sem dúvida, é um dos grandes pilares da reintegração social”, afirmou.

O exame será aplicado nos dias 16 e 17 de dezembro, diretamente nas unidades prisionais. No primeiro dia, os participantes farão provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas. No segundo dia, será a vez das disciplinas de Ciências da Natureza e Matemática.

Além de avaliar o desempenho de quem concluiu o Ensino Médio, o Enem PPL oferece acesso ao Ensino Superior por meio de programas como Sisu, ProUni e Fies, ampliando as oportunidades de ressocialização e reintegração social dos participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *