EUA congelam vistos de imigração para brasileiros e cidadãos de outros 74 países

Decisão entra em vigor em janeiro de 2026 e faz parte do endurecimento das regras migratórias com base na cláusula de “encargo público”

Os Estados Unidos vão suspender, a partir de 21 de janeiro de 2026, a emissão de vistos de imigração para cidadãos do Brasil e de mais 74 países. A medida não atinge vistos de turismo e faz parte de uma política mais rígida de controle migratório adotada pelo governo norte-americano.

O Departamento de Estado confirmou que 75 países foram incluídos no congelamento, embora não tenha divulgado oficialmente a lista completa. Segundo informações divulgadas pela imprensa norte-americana, além do Brasil, estão entre os países afetados Rússia, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia, Somália e Iêmen.

Em comunicado publicado nas redes sociais, o Departamento de Estado afirmou que a decisão tem como base a suspensão do processamento de vistos de imigração de países cujos cidadãos, segundo o governo dos EUA, recorrem a benefícios sociais em “níveis considerados inaceitáveis”. O congelamento permanecerá em vigor até que as autoridades americanas afirmem ter garantias de que os novos imigrantes não representarão custos aos cofres públicos.

De acordo com o porta-voz do órgão, Tommy Piggot, a medida busca tornar inelegíveis candidatos à imigração que possam se tornar um “fardo” para o sistema de assistência social dos Estados Unidos. A política está alinhada à aplicação mais rigorosa da cláusula de “encargo público” prevista na legislação migratória do país.

Desde novembro de 2025, consulados americanos em diferentes regiões do mundo passaram a adotar critérios mais duros na análise dos pedidos de visto. Entre os fatores considerados estão idade, condição de saúde, histórico médico, domínio do idioma inglês e situação financeira. Pessoas com maior probabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *