Com Goiânia em 3º e Cuiabá em 1º, veja a lista das capitais mais quentes nesta terça

Inmet emitiu um aviso na segunda-feira (13) prorrogando o alerta vermelho para a onda de calor que afeta praticamente todo o país, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste

Goiânia está prevista para ser a terceira capital mais quente do Brasil nesta terça-feira (14), com temperaturas atingindo os 38°C, conforme informado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em primeiro, aparece Cuiabá, onde os termômetros devem registrar máxima de 41ºC.

A previsão para a capital de Mato Grosso inclui aumento da nebulosidade durante a tarde e à noite, podendo ocorrer pancadas de chuva de forma isolada. Teresina, no Piauí, é a segunda capital com previsão de temperatura mais alta, atingindo 39°C nesta terça, sem expectativa de chuva.

Confira as máximas desta terça nas capitais:

CuiabáMato Grosso41°C
TeresinaPiauí39°C
GoiâniaGoiás38°C
ManausAmazonas38°C
São PauloSão Paulo38°C
Belo HorizonteMinas Gerais37°C
Boa VistaRoraima37°C
Campo GrandeMato Grosso do Sul36°C
PalmasTocantins36°C
Rio de JaneiroRio de Janeiro36°C
BelémPará35°C
MacapáAmapá35°C
Porto VelhoRondônia35°C
Rio BrancoAcre35°C
VitóriaEspírito Santo35°C
SalvadorBahia34°C
CuritibaParaná33°C
FortalezaCeará33°C
João PessoaParaíba33°C
São LuísMaranhão32°C
MaceióAlagoas31°C
NatalRio Grande do Norte31°C
RecifePernambuco31°C
AracajuSergipe29°C
FlorianópolisSanta Catarina25°C
Porto AlegreRio Grande do Sul23°C

O Inmet emitiu um aviso na segunda-feira (13) prorrogando o alerta vermelho para a onda de calor que afeta praticamente todo o país, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Por volta das 12h desta terça-feira (14), 2.708 municípios estavam em área de grande perigo.

O calor intenso representa riscos para a saúde dos moradores, já que as temperaturas estão pelo menos 5°C acima da média por mais de cinco dias consecutivos, alerta o instituto.

O alerta vermelho abrange o Centro-Oeste e o Sudeste, atingindo parcialmente outras regiões. A maior parte do Nordeste permanece em alerta amarelo, assim como o Acre e parte do Amazonas, enquanto os estados do Sul estão em alerta laranja.

André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), esclarece que o calor já está evidente desde o final da última semana, com um bloqueio atmosférico impedindo a formação de nuvens de chuva, resultando no aumento da temperatura e na diminuição da umidade do ar.

“É como um ventilador soprando ao contrário, o ar de baixa pressão puxa para dentro enquanto o de alta pressão expele”, compara.

O boletim ressalta a possibilidade de uma onda de calor, especialmente na região Centro Sul do Estado, com algumas chances de chuvisqueiros no Sudoeste e Oeste. Amorim faz um alerta à população, recomendando evitar exposição ao sol durante os períodos mais quentes do dia, especialmente à tarde, e manter atenção à hidratação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *