O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou nesta quinta-feira (31/7) que o governo brasileiro vai intensificar as negociações com os Estados Unidos após o anúncio de um tarifaço por parte do presidente norte-americano, Donald Trump. Em entrevista ao programa Mais Você, da TV Globo, Alckmin garantiu que a taxação não está encerrada e que os esforços diplomáticos terão início imediato.
“O presidente Lula orientou: vamos continuar a negociação. A negociação não terminou hoje, ela começa hoje”, disse o vice-presidente. Ele destacou que o impacto será sobre aproximadamente 35,9% das exportações brasileiras para os EUA, incluindo produtos como café e frutas.
Alckmin, que lidera as conversas com o governo americano, também afirmou que o Brasil prepara um plano de contingência para apoiar os setores mais afetados e proteger empregos. “Vamos nos debruçar nesses 35% e preservar o emprego. As empresas não vão ficar desamparadas. Vamos trabalhar para preservar os empregos, a produção, avançar em mercados”, declarou.
Na quarta-feira (30/7), Trump assinou a ordem executiva que impõe uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A medida entra em vigor em 6 de agosto, mas cerca de 700 itens foram excluídos da nova taxação.