Bombeiros controlam último foco de incêndio de grandes proporções em Pirenópolis

Chamas consumiram mais de 4 mil hectares de vegetação; operação contou com apoio de drone e voluntários

O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) conseguiu, nesta quarta-feira (3), eliminar o último foco do incêndio que atingia a região da Cidade de Pedra, em Pirenópolis. As chamas, iniciadas na noite de sábado (30), destruíram mais de 4,3 mil hectares de vegetação nativa até terça-feira (2). Com o controle do fogo, as equipes permanecem na área para executar o rescaldo e monitorar possíveis reignições.

A localização do foco remanescente só foi possível com o uso de um drone, que auxiliou no sobrevoo e mapeamento da área atingida. “Identificamos um foco pequeno e realizamos o combate, praticamente encerrando o incêndio na região”, explicou um militar do CBMGO.

Durante os trabalhos, a Cachoeira dos Dragões precisou ser interditada por questões de segurança, e a prefeitura orientou turistas a consultarem previamente o funcionamento dos atrativos locais. Outras áreas ambientais e turísticas também ficaram sob risco de serem atingidas.

O combate foi dificultado por fatores naturais, como ventos fortes, relevo irregular e vegetação densa. A operação envolveu equipes do 17º Batalhão Bombeiro Militar (17º BBM), sediado em Pirenópolis, além de reforços de Anápolis e da Força-Tarefa Especializada em Incêndios Florestais do CBMGO. O trabalho ainda contou com apoio aéreo para transporte de efetivo e voluntários que auxiliaram diretamente na linha de frente.

Até o momento, não houve atualização oficial sobre a área total devastada pelas chamas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *