Caiado convoca governadores para reagir a tarifas de Trump

Reunião emergencial ocorre nesta quarta (30) em Brasília e discute medidas contra impacto das novas taxas sobre produtos brasileiros

O governador Ronaldo Caiado (UB) irá a Brasília na manhã desta quarta-feira (30) para uma reunião emergencial do Fórum de Governadores sobre o tarifaço imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. O encontro, solicitado por Caiado ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, ocorre no mesmo dia em que se encerram os eventos da transferência da capital para a cidade de Goiás.

Caiado deve deixar a cidade logo cedo e seguir diretamente para Brasília. A reunião está marcada para as 9h. O goiano tem se posicionado de forma crítica às tarifas anunciadas pelo presidente americano Donald Trump, que entram em vigor nesta semana como retaliação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Segundo Caiado, o presidente Lula tem sido omisso e ineficaz na condução do caso, o que pode prejudicar a economia nacional. No último dia 22, o governador se reuniu com empresários no Palácio das Esmeraldas e anunciou linhas de crédito voltadas a setores goianos afetados pelas novas taxas.

A iniciativa prevê o uso de três fundos de crédito estaduais como forma de minimizar os impactos econômicos. “Vamos continuar buscando o diálogo. Não há motivo para que nossos setores produtivos sejam penalizados. Sempre tivemos uma relação alinhada com os EUA, tanto em princípios democráticos quanto na economia de mercado”, disse o governador.

Uma resposta

  1. Culpar o atual presidente pelas tarifas dos EUA é forçar demais a barra, a retaliação claramente tem mais a ver com o julgamento do Ex – presidente e visando uma possível candidatura para a presidência de 2026 do que com diplomacia. Em vez de politizar o assunto, ele deveria ajudar a buscar soluções reais, juntamente com outros representantes políticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *