Caso suspeito de gripe aviária em cidade próxima a Goiás é descartado

Gripe aviária ainda tem três casos suspeitos sob investigação no Ministério da Agricultura, um deles no Tocantins

Um possível caso de gripe aviária registrado em Nova Brasilândia (MS), a cerca de 420 km de Goiás, foi descartado após análise laboratorial. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (19) pelo Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) durante coletiva de imprensa com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

“A amostra analisada, de uma ave com sintomas suspeitos, teve resultado negativo para influenza aviária, o que elimina a possibilidade de foco da doença em Mato Grosso do Sul”, informou o órgão.

Além de Nova Brasilândia, também foram descartadas suspeitas nas cidades de Triunfo (RS) e Gracho Cardoso (SE). No momento, seguem em investigação os casos em Salitre (CE), Ipumirim (SC) e Aguiarnópolis (TO), sendo que os registros em Santa Catarina e Tocantins envolvem granjas comerciais.

Goiás mantém status livre da doença

Apesar do avanço de investigações em estados vizinhos, Goiás permanece sem registro de gripe aviária, seja em criações comerciais ou de subsistência. Ainda assim, o governo estadual intensificou medidas de vigilância, como o monitoramento de aves silvestres e a orientação a produtores.

Em nota, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) informou que está em fase de elaboração um novo decreto de emergência zoossanitária, em alinhamento com o Ministério da Agricultura, que prorrogou o estado de emergência nacional por mais 180 dias.

“A reedição do decreto estadual, que esteve em vigor até janeiro de 2024, reforça o compromisso de Goiás com a proteção da saúde animal, da saúde pública e da estabilidade econômica do setor avícola”, afirmou o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *