Cinema histórico amanheceu pichado e com vidros quebrados; direção aponta queda de público e falta de segurança após mudanças no trânsito
O tradicional Cine Ritz, localizado na Rua 8, no Centro de Goiânia, denunciou neste domingo (31) que sua fachada foi alvo de vandalismo. Em publicação nas redes sociais, o cinema exibiu imagens com pichações e vidros quebrados, além de criticar a decisão de fechar a via aos finais de semana para atividades culturais do projeto Ocupa o Centro.
Segundo a administração, desde a mudança no trânsito, o público teria diminuído de forma significativa. “Hoje, o cinema amanheceu quebrado, pichado. Num ato de vandalismo e crime que não nos deixa com esperanças”, registrou o comunicado. O Cine Ritz associou os problemas ao fechamento da Rua 8, afirmando que a medida trouxe “bagunça, barulho excessivo, falta de segurança e de estacionamento”.
O texto ainda destacou que o cinema não foi consultado previamente e que, apesar de apoiar iniciativas culturais na região, não concorda com os impactos que a ação tem causado. “Somos totalmente contra esse fechamento da Rua 8, deixando o cinema refém da bagunça e do desrespeito generalizado. Não queremos nosso público, chorando com crianças querendo ver filmes, e não podendo devido ao barulho de música estridente”, disse a publicação.

A repercussão levou a vereadora Aava Santiago (PSDB), idealizadora da lei que instituiu o Ocupa o Centro, a responder à crítica. Ela lamentou os danos sofridos pelo cinema e afirmou que buscará alternativas para proteger o espaço. “Como autora da lei, moradora e apaixonada pelo Centro, me comprometo a buscar imediatamente ajustes para que os efeitos da lei contemplem o Cine Ritz e o seu funcionamento”, declarou.
A parlamentar também ressaltou que, antes da lei, a Rua 8 já enfrentava abandono e falta de segurança, o que também afetava o cinema. “De 2021 pra cá, a rua estava praticamente deserta, o que já resultou em queixas do Cine Ritz. É por isso que precisamos de pessoas ocupando esses espaços públicos, mas com segurança e organização”, comentou.
Ela lembrou ainda que esta foi apenas a terceira semana de aplicação da medida e que ajustes serão debatidos. Uma reunião entre a vereadora, a direção do Cine Ritz e comerciantes locais está prevista para esta segunda-feira, em busca de soluções que conciliem a revitalização do Centro com a preservação do cinema.