Frente fria avança sobre Goiás e coloca mais de 60 cidades em alerta para temporais

Previsão inclui chuvas intensas, ventos fortes, raios e possibilidade de granizo nos próximos dias

Mais de 60 municípios de Goiás, entre eles Goiânia e Aparecida de Goiânia, entraram em alerta devido à previsão de chuvas fortes, rajadas de vento e descargas elétricas nos próximos dias. O aviso foi emitido pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) em conjunto com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo os técnicos, a instabilidade atmosférica é provocada pela umidade transportada por correntes de vento vindas da região Norte do país, combinada ao avanço de uma frente fria pelo Sudeste. Esse sistema deve aumentar a nebulosidade a partir desta terça-feira (16/9), trazendo pancadas de chuva rápidas e mal distribuídas, mas que podem ser acompanhadas por rajadas de vento, raios e até granizo.

A meteorologista Elisabeth, do Inmet, explicou que o encontro do ar quente e seco com a massa de ar frio intensifica o contraste térmico, favorecendo temporais. “Já há previsão de chuva para hoje, principalmente no Sudoeste do Estado, onde a instabilidade começa a atuar. Há chance de precipitações isoladas com granizo. Para a região da Grande Goiânia a possibilidade é menor, mas não está descartada. Esse contraste provoca as rajadas de vento tanto hoje quanto amanhã. Depois a temperatura volta a subir, mas uma nova frente fria deve trazer mais pancadas de chuva, ventos fortes e granizo na próxima semana”, afirmou.

O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) reforçou a necessidade de atenção da população. A recomendação é evitar áreas alagadas, não enfrentar correntezas e buscar abrigo seguro durante tempestades. Também é importante manter distância de árvores, placas e fiações elétricas, além de reforçar telhados e estruturas vulneráveis.

As equipes da corporação permanecem de prontidão dentro da Operação Tempestade para atender possíveis ocorrências em todo o Estado. Em situações de risco, o contato deve ser feito pelo telefone de emergência 193.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *