Goiano casado com americana é preso nos EUA por suposta irregularidade migratória

Família afirma que ele já estava em processo de regularização; esposa grávida faz apelos por sua libertação

O ilustrador goiano Guilherme Lemes Cardoso e Silva, que vive nos Estados Unidos desde 2016, foi preso por agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) sob alegação de irregularidade em seu status migratório. Casado com a norte-americana Rachel Leidig, grávida de sete meses, Guilherme tem uma filha no país e aguardava a chegada do segundo filho.

A detenção ocorreu em 11 de julho, em Friday Harbor, Washington, quando ele se dirigia para buscar a filha. Segundo a família, os agentes não apresentaram identificação nem mandado judicial no momento da abordagem. Ele foi levado para um centro de detenção para imigrantes em Tacoma, onde aguarda audiência marcada para o fim do mês.

De acordo com a irmã dele, Lara Carvalho, Guilherme já estava em processo de regularização e de renovação de seu número de Social Security. “Ele não tem antecedentes criminais e é casado legalmente com uma cidadã americana”, afirmou.

A esposa tem feito apelos públicos nos EUA para dar visibilidade ao caso. O consulado brasileiro acompanha a situação, mas informa que só pode atuar na garantia da integridade física do brasileiro, sem interferência em questões jurídicas locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *