Frente fria que avança pelo Sudeste intensifica instabilidade e aumenta risco de chuva forte, ventos e descargas elétricas
A chegada de dezembro, nesta segunda-feira (1°/12), começa com tempo instável em boa parte de Goiás. O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiu alerta de tempestade para 75 cidades, devido à combinação de calor e alta umidade, potencializada pela aproximação de uma frente fria que avança pelo Sudeste do país. O cenário favorece pancadas irregulares, rajadas de vento, descargas elétricas e, em alguns pontos, queda de granizo.
A previsão indica mudanças significativas no clima entre segunda e terça-feira (2/12). Para o restante da semana, a tendência é de chuva frequente em praticamente todo o estado, ampliando o risco de tempestades.
Em Goiânia, a segunda-feira deve ser marcada por sol entre nuvens e possibilidade de pancadas isoladas. A temperatura máxima prevista é de 34°C, com umidade relativa variando entre 30% e 90%. Em caso de tempestade, o Cimehgo estima volume entre 20 e 30 mm por hora.
Cidades sob alerta
O aviso do Cimehgo abrange 75 municípios, incluindo regiões do Entorno do Distrito Federal, Vale do São Patrício, região metropolitana de Goiânia e áreas do norte e centro do estado. Entre as cidades estão: Abadiânia, Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Alexânia, Aruanã, Bela Vista de Goiás, Ceres, Formosa, Goianésia, Goiás, Guapó, Itapuranga, Jaraguá, Luziânia, Mozarlândia, Nerópolis, Novo Gama, Pirenópolis, Planaltina, Rubiataba, Senador Canedo, Silvânia, Uruana, Valparaíso de Goiás, Vianópolis, entre outras — além da própria capital.
As pancadas podem ocorrer de forma isolada, com ventos que podem chegar a 50 km/h. O Cimehgo reforça que mudanças rápidas no tempo podem causar alagamentos, transbordamento de córregos, queda de árvores e danos à infraestrutura. A orientação é para que a população evite áreas de risco, redobre a atenção no trânsito e busque abrigo seguro durante temporais.






