Ação nacional mobiliza hospitais neste fim de semana para reduzir filas de cirurgias, exames e atendimentos especializados
Goiás participa, neste sábado (13) e domingo (14), do maior mutirão de cirurgias e atendimentos especializados já realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No estado, estão previstos mais de 4,2 mil procedimentos, entre cirurgias eletivas, exames diagnósticos e consultas especializadas, como parte de uma mobilização inédita coordenada pelo Ministério da Saúde.
Em todo o país, o mutirão envolve 188 hospitais e prevê a realização de 11,5 mil cirurgias eletivas apenas neste fim de semana, além de milhares de consultas e exames. A iniciativa faz parte do programa Agora Tem Especialistas e busca reduzir a demanda reprimida na rede pública, especialmente em áreas com longas filas de espera.
A ação reúne, de forma integrada, hospitais universitários da Rede Ebserh, institutos federais, Santas Casas de Misericórdia e outras entidades filantrópicas. Somadas, essas instituições devem ofertar cerca de 61,6 mil procedimentos programados em todo o Brasil, contemplando especialidades como gastroenterologia, urologia, ortopedia, cardiologia e cirurgias plásticas reparadoras.
Além das cirurgias, o mutirão inclui uma ampla oferta de exames, como tomografias, ultrassonografias, ressonâncias magnéticas, endoscopias e outros procedimentos essenciais para diagnóstico e acompanhamento de pacientes do SUS. Em Goiás, os atendimentos foram previamente agendados, garantindo organização e maior eficiência no atendimento.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a mobilização demonstra a capacidade do SUS de atuar em escala nacional. Ele destacou a participação conjunta de hospitais universitários, filantrópicos e instituições privadas conveniadas, em um esforço concentrado para ampliar o acesso à atenção especializada.
As Santas Casas e hospitais filantrópicos têm papel central na iniciativa e, juntas, devem realizar cerca de 9 mil cirurgias neste fim de semana, inclusive em Goiás. Entre os procedimentos previstos estão cirurgias bariátricas, hernioplastias, vasectomias e cirurgias abdominais.
Paralelamente, os 45 hospitais universitários federais ligados à Ebserh realizam a terceira edição do Mutirão no Dia E – Ebserh em Ação, com a oferta de 2,2 mil cirurgias, 9,2 mil consultas e mais de 40 mil exames em todos os estados. De acordo com a Ebserh, além de ampliar o acesso da população, a ação também contribui para a formação de estudantes e residentes da área da saúde.
Com a ampliação da mobilização em relação às edições anteriores, o Ministério da Saúde estima um aumento de 53% na oferta de atendimentos em comparação com o último mutirão nacional, realizado em setembro, reforçando o objetivo de reduzir as filas do SUS em todo o país.






