Centro de reabilitação admitiu erro, mas afirmou que procedimento foi concluído com sucesso e sem complicações
Uma idosa de 79 anos que sofreu uma fratura no quadril esquerdo passou por um erro médico no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), em Goiânia. Durante a cirurgia realizada em 15 de julho, a equipe abriu inicialmente a perna errada. A unidade admitiu a falha, mas afirmou que o procedimento foi concluído com êxito e que a paciente não apresentou complicações.
Segundo o Crer, o filho da paciente foi chamado imediatamente após a constatação do equívoco e todos os fatos foram esclarecidos com transparência. A unidade informou ainda que uma equipe de geriatria fez uma avaliação detalhada, seguindo o protocolo de atendimento ao idoso, e antecipou o retorno ambulatorial da paciente para o dia 25 de julho.
Valdivina Moreira Dutra, a idosa envolvida no caso, relatou que continua sentindo fortes dores e que não consegue se movimentar devido ao inchaço. A família ainda não sabe se os sintomas têm relação com o erro durante o procedimento. O documento de alta hospitalar menciona uma artroplastia total do quadril esquerdo realizada em “15 de junho”, com erro no mês da cirurgia.
Valdivina sofreu a fratura após uma queda em casa, em Gameleira de Goiás. Inicialmente levada para Anápolis, ela foi transferida para o Crer, onde ocorreu o procedimento.
Nota do Crer
“Informamos que no dia 15 de julho, durante o procedimento cirúrgico da paciente no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) houve uma falha na identificação do lado da fratura com abertura dos planos superficiais e musculares, sem NENHUM comprometimento das articulações. A falha foi prontamente reconhecida e a cirurgia redirecionada. O procedimento foi concluído com êxito e a paciente não apresentou NENHUMA complicação.
Imediatamente, o filho da paciente foi chamado, todos os fatos foram esclarecidos com total transparência.
A equipe de Geriatria realizou avaliação detalhada conforme o protocolo do idoso e garantiu que suas necessidades específicas fossem TODAS atendidas. Diante da preocupação manifestada pela família, a unidade de saúde já antecipou o retorno ambulatorial para o dia 25 de julho, às 11h20.
Reafirmamos o nosso compromisso com a segurança do paciente e a excelência no atendimento ofertado à população. Trabalhamos arduamente para que todos os pacientes recebam o melhor cuidado possível.”