Incêndio já destruiu quase 2 mil hectares de vegetação em Cavalcante

Corpo de Bombeiros atua em três frentes de combate; condições climáticas dificultam o controle das chamas

Um incêndio florestal que começou no último domingo (28) já devastou 1.886 hectares na zona rural de Cavalcante, no nordeste goiano. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), os focos de fogo estão fora dos limites do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, mas ainda representam ameaça às comunidades próximas.

As equipes atuam em conjunto com o Prevfogo, do Ibama, e priorizam as áreas de maior risco para moradores locais. O major Weslei Ferreira Teixeira explicou que são três linhas de fogo em terreno montanhoso e de difícil acesso. “O clima seco, as altas temperaturas e os ventos fortes dificultam o trabalho e aceleram a propagação das chamas, exigindo estratégias específicas em cada frente de combate”, disse.

A Prefeitura de Cavalcante, em nota, alertou para os impactos recorrentes das queimadas na região: “A Chapada dos Veadeiros tem enfrentado incêndios que colocam em risco não apenas a fauna e a flora do cerrado, mas também a vida das comunidades e o equilíbrio ambiental. Cada área destruída representa uma perda irreparável”.

O comunicado ainda ressaltou a importância da conscientização coletiva: “É fundamental apoiar as ações de prevenção e valorizar o esforço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *