Em Goiás, 83 mil estudantes estão inadimplentes; ansiedade e estresse afetam quase metade dos endividados
Em Goiás, mais de 4 em cada 10 universitários já precisaram trancar o curso por dificuldades financeiras, segundo um levantamento feito pela Serasa em parceria com a Mindminers. O estudo mostra que 35% dos estudantes do estado têm dívidas com instituições de ensino superior, sendo que o desemprego é apontado como o principal motivo por 22% dos entrevistados.
Ao todo, 83.544 estudantes goianos estão inadimplentes. Dentre eles, 34% devem mais de cinco mensalidades e 32% acumulam dívidas há mais de dois anos. Além disso, 62,3% dos universitários também enfrentam outros tipos de endividamento, especialmente com cartão de crédito (55%), contas básicas (36%) e empréstimos pessoais (32%).
O impacto emocional também preocupa: 48% relatam ansiedade intensa, insônia ou estresse por conta das dívidas. Apenas 6% afirmaram não sentir nenhum efeito psicológico. Muitos também precisaram adiar projetos pessoais e profissionais, como viagens, cursos, mudanças e até a entrada no mercado de trabalho.
Em resposta ao cenário, a Serasa lançou 275 mil ofertas de renegociação em Goiás, com descontos de até 95% em parceria com 60 instituições de ensino. No Brasil, são mais de 7,8 milhões de ofertas para cerca de 2,8 milhões de estudantes.
Apesar das dificuldades, a maioria dos universitários mantém a esperança: 64% acreditam que conseguirão renegociar as dívidas nos próximos dois anos, e 90% consideram essencial quitar o débito com a faculdade.