Netanyahu rompe cessar-fogo e ordena retomada de ataques em Gaza

Primeiro-ministro de Israel determinou novas ofensivas após consultas de segurança; decisão viola acordo mediado pelos Estados Unidos

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ordenou nesta terça-feira (28/10) que o Exército israelense retomasse os ataques na Faixa de Gaza, encerrando o cessar-fogo firmado com o Hamas. A informação foi confirmada pelo gabinete do premiê após uma série de consultas de segurança realizadas em Israel.

De acordo com as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês), o ministro da Defesa, Israel Katz, também autorizou a suspensão das restrições de segurança impostas nas comunidades próximas à Faixa de Gaza.

A decisão representa uma violação do acordo de trégua mediado pelos Estados Unidos, sob coordenação do presidente Donald Trump. Até o momento, a Casa Branca não se pronunciou sobre a retomada dos ataques.

A escalada ocorre após o Hamas entregar restos mortais de um refém israelense, identificado como já devolvido anteriormente, o que foi considerado uma quebra do cessar-fogo por parte de Israel. Mais cedo, o grupo palestino havia anunciado que entregaria o corpo de outro refém ainda nesta terça-feira, como parte do cumprimento da primeira fase do acordo de troca de reféns e prisioneiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *