A desaprovação do governo ultrapassou a aprovação em dezembro do ano passado, quando o índice atingiu 49% contra 47%
Uma nova pesquisa de opinião revela que 56% da população desaprova a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto 41% demonstram apoio. Apenas 3% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não responder. Os dados mostram uma piora na avaliação do governo em comparação com o último levantamento, com um aumento de 7 pontos na desaprovação e queda de 6 pontos na aprovação.
Essa tendência negativa já vinha sendo observada desde dezembro do ano passado, quando, pela primeira vez, a desaprovação superou a aprovação — 49% contra 47%. A melhor avaliação da atual gestão havia sido registrada em julho do ano passado, com 54% de aprovação.
A análise por região mostra que o Sul lidera em desaprovação, com 64% contra 34% de aprovação. No Sudeste, 60% reprovam o governo e 37% aprovam. No Centro-Oeste e Norte, os números são mais equilibrados: 52% de desaprovação contra 44% de aprovação. Já no Nordeste, o cenário se inverte: 52% aprovam e 46% desaprovam.
Entre os homens, o índice de rejeição é de 59%, enquanto entre as mulheres é de 53%. A aprovação é de 39% e 43%, respectivamente. Na divisão por idade, os jovens entre 16 e 34 anos são os mais críticos, com 64% de desaprovação. A avaliação positiva cresce entre os mais velhos, chegando a 50% entre os que têm 60 anos ou mais.
Ao comparar com as gestões anteriores, 53% dos entrevistados consideram o atual mandato inferior aos anteriores, 23% acham que está no mesmo nível e 20% acreditam que é melhor.
No que diz respeito à economia, 56% afirmam que a situação piorou nos últimos 12 meses, 26% dizem que permaneceu igual e 16% enxergam melhora. A percepção sobre os preços também preocupa: 88% dizem que os alimentos ficaram mais caros e 70% notaram aumento no valor dos combustíveis.