Prefeitura corrige estruturas “consideradas críticas” e diz que acompanha pontes e viadutos

Entre as estruturas indicadas, o mais crítico era a ponte da Avenida T-63 sobre o córrego Cascavel; outra estrutura citada no relatório foi o viaduto da Avenida Jamel Cecílio sobre a Avenida H

No início do ano, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) divulgou um relatório a respeito de vistorias em Obras de Arte Especiais (OAEs) de 2019. Segundo o documento, entre as 121 estruturas monitoradas, a situação de 13 construções foram consideradas como “críticas” pela entidade.

Entre as estruturas indicadas, o mais crítico é a ponte da Avenida T-63 sobre o córrego Cascavel. Segundo os técnicos, o local apresenta um quadro de erosão regressiva desde 2015, com danos no revestimento de concreto armado no fundo. De acordo com a prefeitura, nos últimos anos, a ponte recebeu manutenção preventiva e o talude foi reconstruído.

Em seguida, a lista dos pontos críticos do Crea-GO cita as pontes das avenidas Pirâmides e Acary Passos, ambas sobre o córrego Água Branca. No primeiro caso, um bueiro celular foi construído no lugar da estrutura e no outro houve a reconstrução completa da ponte.

Outra estrutura citada no relatório foi o viaduto da Avenida Jamel Cecílio sobre a Avenida H. Atualmente o local está fechado para a realização de obras, mas de ampliação na rede de drenagem e reforma no pavimento asfáltico. Entretanto, não houve menção para obras nos guarda-rodas que foram considerados baixos e em estado avançado de corrosão.

Questionado a respeito da situação das OAEs no município, Denes Pereira, titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), a questão das pontes e viadutos é uma grande preocupação da Prefeitura de Goiânia. Ele ainda garantiu que todas as estruturas desse porte estão sendo monitoradas pela pasta na capital.

“Semanalmente, mensalmente, os nossos engenheiros estão acompanhando e realizando levantamentos de todos os nossos viadutos e pontes. Goiânia é uma cidade que completou 90 anos e merece toda a nossa atenção e acompanhamento. Com os levantamento, nós podemos realizar uma manutenção corriqueira, algo normal para a Seinfra”, afirma Pereira.

O Jornal Opção entrou em contato com a Seinfra na última semana para solicitar os levantamentos realizados pela pasta e o registro de manutenções feitas nas estruturas. Entretanto, a pasta retornou apenas a segunda parte do pedido. Em resposta, a secretaria confirmou que ainda repassará os levantamentos.

Confira todos pontos críticos indicados Crea-GO

1– Avenida Universitária sobre o Córrego Botafogo (manutenção preventiva);

2– Avenida das Pirâmides, sobre o Córrego Água Branca (Reconstrução da ponte);

3– Avenida Acary Passos, sobre o Córrego Água Branca (Construído bueiro celular no local onde havia a ponte);

4– Rua Dr. Constâncio Gomes, sobre o Córrego Botafogo (manutenção preventiva);

5– Avenida Perimetral Norte, sobre o Ribeirão João Leite (manutenção preventiva);

6– Avenida Presidente Kennedy, sobre o Ribeirão João Leite (manutenção preventiva);

7– Rodovia BR-153, sobre a Avenida Olinda (manutenção preventiva);

8– Avenida T-63, sobre o Córrego Cascavel (manutenção preventiva com recuperação de talude);

9– Avenida T-9, sobre o Córrego Cascavel (manutenção preventiva com recuperação de talude);

10– Avenida Marechal Rondon, sobre o Ribeirão Anicuns (manutenção preventiva com aumento dos diques e limpeza do leito);

11– Rua José Hermano, sobre o Ribeirão Anicuns (manutenção preventiva);

12– Avenida Santo Afonso, sobre o Córrego Cascavel (manutenção preventiva);

13– Avenida 24 de Outubro, sobre o Córrego Cascavel (manutenção preventiva).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *