Mesmo inelegível, empresário goiano é aposta do partido para disputa presidencial; direção nacional aposta na reversão da condenação
O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) articula o lançamento do empresário goiano Pablo Marçal como candidato à Presidência da República nas eleições de 2026. A informação foi confirmada pelo presidente estadual da sigla em Goiás, vereador Sargento Novandir (MDB), que destacou o avanço das conversas com a direção nacional do partido.
Segundo Novandir, a candidatura conta com o apoio do presidente nacional do PRTB, Leonardo Avalanche, e está sendo construída com base sólida. “A possibilidade do Pablo é muito grande de ser candidato à presidência da República pelo PRTB. Ele tem uma credibilidade muito grande aqui no estado e também reconhecimento nacional”, afirmou.
Apesar do entusiasmo da legenda, Marçal enfrenta um entrave jurídico: em abril, foi declarado inelegível por oito anos pela Justiça Eleitoral de São Paulo, por abuso de poder econômico, uso indevido dos meios de comunicação e gastos ilícitos durante a campanha de 2022. A decisão ainda prevê multa de R$ 420 mil.
Ainda assim, o PRTB acredita na reversão do caso. “Os advogados nos garantiram que essa situação será revertida e que ele estará apto a disputar as eleições”, disse Novandir.
No plano local, o partido também começa a se movimentar. Em Goiás, Sargento Novandir declarou apoio à possível candidatura de Daniel Vilela (MDB) ao governo estadual, mesmo com a pré-candidatura de Ronaldo Caiado (União Brasil) à Presidência. A ideia, segundo ele, é manter o equilíbrio entre o projeto nacional da sigla e os interesses locais.