Quatro baleias encalham no Japão após forte terremoto na Rússia

Animais marinhos apareceram na costa horas depois do sismo de 8,8; cientistas investigam possível relação

Pelo menos quatro baleias foram encontradas encalhadas na cidade costeira de Tateyama, no Japão, poucas horas após o terremoto de magnitude 8,8 que atingiu a região do Pacífico próxima à Rússia, nesta quarta-feira (30). O tremor, registrado às 11h25 no horário local, também provocou alertas de tsunami e mobilizou evacuações em massa.

Ondas geradas pelo sismo alcançaram o litoral japonês em pouco tempo, levando o governo a emitir alertas em 133 municípios e a orientar mais de 900 mil pessoas a deixarem áreas de risco. A possibilidade de novas ondas e danos adicionais permanece em monitoramento.

A ocorrência dos encalhes logo após o terremoto levantou dúvidas sobre uma possível conexão entre os eventos. No entanto, especialistas da área de biologia marinha reforçam que ainda não há comprovação científica dessa ligação. Eles explicam que mamíferos como as baleias podem ser sensíveis a alterações no campo magnético da Terra, o que pode, eventualmente, afetar sua orientação.

Imagens dos animais na areia se espalharam pelas redes sociais, especialmente após a publicação de um vídeo pelo perfil @soraboiii_, que viralizou entre internautas. Equipes de resgate seguem atuando na tentativa de salvar os cetáceos encalhados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *