Com economia robusta, destaque nacional na produção de grãos e forte herança histórica, município do Sudoeste goiano reafirma protagonismo no Centro-Oeste
Nesta terça-feira, 5 de agosto, Rio Verde comemora seus 177 anos de fundação como um dos principais polos de desenvolvimento de Goiás. Com quase 240 mil habitantes, o município é referência nacional no agronegócio: maior produtor de soja do estado, segundo maior de grãos do país e quarta maior exportadora de grãos do Brasil.
O crescimento da cidade, especialmente a partir dos anos 1970, foi impulsionado por investimentos em infraestrutura, chegada de migrantes com conhecimento técnico e ampliação da agroindústria. Hoje, metade da riqueza gerada no município vem do setor agropecuário.
A história de Rio Verde começou no século XIX, com incentivos fiscais da então Província de Goiás e a construção de uma capela por José Rodrigues de Mendonça e sua esposa, dando origem ao Arraial de Nossa Senhora das Dores do Rio Verde.
Atualmente, a cidade também se destaca em educação, com alto índice de escolarização, e qualidade de vida, com um dos maiores PIBs per capita do estado. Com gestão voltada à inovação, sustentabilidade e inclusão, Rio Verde consolida seu papel como vitrine do agronegócio brasileiro.