Superdotado de 12 anos passa em vestibular para matemática no Ceará

Aluno do 6º ano surpreende ao ser aprovado na Uece, mas seguirá no ensino fundamental

Lucca Aragão tem apenas 12 anos, cursa o 6º ano do ensino fundamental e já conquistou o que muitos adultos ainda sonham: a aprovação no vestibular. O garoto foi classificado para o curso de Matemática da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no processo seletivo para o segundo semestre de 2025. Mesmo assim, ele não deve iniciar a graduação agora — continuará os estudos regulares.

Diagnosticado com superdotação, Lucca alcançou 190 pontos na prova e ficou em 29º lugar na ampla concorrência. O curso ofertava 40 vagas.

Com raciocínio rápido e desempenho escolar acima da média, o jovem afirma que não precisa de muitas horas de estudo para se destacar. “Geralmente estudo o conteúdo depois da aula. Por dia, uma hora, uma hora e meia. Sempre tiro 10 em matemática e entre 9 e 10 nas outras matérias”, contou ao UOL.

A ideia de fazer o vestibular surgiu por curiosidade. “Vi amigos fazendo, achei interessante e resolvi tentar. Me surpreendi com o resultado, mas achei muito legal ter passado”, disse, com naturalidade.

Aluno do Colégio Militar de Fortaleza, Lucca também foi destaque no processo seletivo da própria escola, onde estuda atualmente. No fim do ano passado, foi o único candidato a tirar nota 10 na prova — e ficou em primeiro lugar geral.

Para o pai, o professor de matemática José Aragão, a família já percebia os sinais de que o filho tinha um perfil fora do comum. “Ele tem uma memória muito avançada. Saía da prova e dizia que lembrou exatamente do momento em que o conteúdo foi dado em sala. Ele descrevia a aula inteira”, relatou.

O talento do garoto também foi reconhecido na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), na qual ele conquistou medalha de prata em 2023. “Ele competiu no nível 1, com alunos do 6º e 7º ano, mesmo estando focado no concurso do colégio militar. E conseguiu se destacar mesmo assim”, completou o pai, orgulhoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *