Trump e Infantino confirmam sorteio da Copa do Mundo de 2026 em Washington

Evento será realizado em dezembro na capital americana, que não é cidade-sede do torneio

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (24) que o sorteio da Copa do Mundo de 2026 acontecerá no dia 5 de dezembro, no Kennedy Center, em Washington. A divulgação foi feita diretamente no Salão Oval da Casa Branca, ao lado do presidente da Fifa, Gianni Infantino. Este foi o sétimo encontro entre os dois somente neste ano.

A decisão de realizar o sorteio na capital americana chamou atenção pelo aspecto político, já que Washington não está entre as cidades-sede do Mundial. O gesto foi interpretado como uma estratégia de Trump para reforçar sua presença política na cidade, em meio às disputas com a administração local.

Durante o anúncio, o presidente norte-americano elevou a tensão ao lançar um ultimato à prefeita de Washington, Muriel Bowser, afirmando que poderá assumir o controle federal da capital caso a gestão municipal não se alinhe aos padrões exigidos por seu governo.

A edição de 2026 será histórica por marcar a ampliação do torneio para 48 seleções, contra as 32 das edições anteriores. Estados Unidos, Canadá e México dividirão a organização do campeonato, que terá 104 jogos distribuídos em 16 cidades-sede.

Em clima descontraído, Infantino entregou a taça da Copa do Mundo a Trump, que chegou a brincar sobre ficar com o troféu. O dirigente da Fifa explicou que a taça pertence ao próximo campeão, mas presenteou o presidente americano com o primeiro ingresso simbólico da final do torneio.

A Fifa informou que a venda de ingressos começará em 10 de setembro, por meio de sorteios. A expectativa é de um público recorde, com cerca de 6,5 milhões de torcedores acompanhando os jogos, número mais que duas vezes superior ao registrado no último Mundial, no Qatar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *