Vereadora propõe transformar Rua do Lazer em calçadão permanente no Centro de Goiânia

Projeto deve ser apresentado após parecer da Procuradoria da Câmara; objetivo é consolidar espaço de convivência sem afetar o Eixo Anhanguera

Após a recente mudança no tráfego da Rua 8, conhecida como Rua do Lazer, que passou a ser fechada para veículos nas noites de sextas, sábados, domingos e feriados, a vereadora Aava Santiago (PSDB) anunciou planos para transformar a via em um calçadão definitivo. A proposta deve ser apresentada em forma de projeto de lei, mas depende antes de um parecer da Procuradoria da Câmara Municipal de Goiânia.

Segundo a parlamentar, a ideia é criar um espaço contínuo de convivência, integrando a Rua 8 ao trecho já conhecido como Rua do Lazer, sem prejudicar o funcionamento do Eixo Anhanguera. “Já existem cidades em que isso acontece. No Rio de Janeiro, por exemplo, o VLT corta o centro histórico até o Museu do Amanhã mesmo em áreas de calçadão”, destacou Aava.

A vereadora também ressaltou o sucesso da experiência durante o evento “Ocupa o Centro”, quando as vias foram bloqueadas. Apenas na primeira edição, cerca de cinco mil pessoas circularam pelo local em 24 horas. “Imagine se fizermos um calçadão permanente, seria um sonho de reocupação sustentável e popular do Centro”, afirmou.

Idealizado pela própria vereadora, o projeto “Ocupa o Centro” já foi transformado em lei e recebeu apoio do prefeito Sandro Mabel (UB), que participou da estreia da medida. Para ele, a restrição de tráfego traz mais segurança, organização e movimento, criando “um novo jeito de viver e aproveitar a cidade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *